A Conservisul orienta os responsáveis pela administração dos condomínios residenciais e comerciais que utilizam elevadores para que estejam atentos para o cumprimento das regras e procedimentos de segurança e requisitos estabelecidos nas Normas Técnicas Brasileiras que a estes se aplicam. Elevadores mais antigos, que foram instalados antes da introdução da norma ABNT NBR NM 207:1999, podem possuir itens em desacordo com as normativas mais recentes. Inclusive, mais de 80% dos elevadores em operação atualmente no Brasil foram projetados e instalados com base nas normas ABNT NB 30 e ABNT NBR 7192, hoje já canceladas e substituídas pela ABNT NBR NM 207. Na época em que estes elevadores foram instalados, possuíam nível de segurança apropriado. Porém, nos dias atuais, considera-se este nível mais baixo do que o nível mais avançado e requerido para a segurança operacional dos elevadores.
Os estudiosos em elevadores elegeram e colocaram em uma lista as melhorias que precisam ser implantadas para reduzir os riscos na utilização destes equipamentos mais antigos e também na realização de serviços de manutenção, imprescindíveis para o seu funcionamento seguro. A forma de avaliar os riscos foi padronizada pela ABNT, com base na norma europeia EN 81-80. A nova norma brasileira que eles produziram foi a ABNT NBR 15.597:2010, a Norma de Segurança para Elevadores Existentes. Seja qual for o ramo de atividade, estar de cordo com as Normas regulamentadoras de Qualidade e Segurança é essencial para garantir o desempenho de produtos e serviços. Para sua comodidade, a Conservisul desenvolveu uma série de soluções de serviços que visam adequar os elevadores já instalados a essas Normas, garantindo uma performance mais eficiente e segura. Desta forma, estão descritos abaixo os itens para adequação à NBR 15.597:2010 (e consequentemente a ABNT NBR NM 207:1999) que disponibilizamos.
Casa de Máquinas
Quadro de força e aterramento apropriados - Proteção contra choque elétrico
Norma Técnica ABNT NBR 15597:2010 - item 5.13.1
O novo quadro de força é composto por caixa metálica com disjuntor trifásico e monofásico, adequados a norma NBR-5410, com aterramento, barramentos de neutro e terra, e DR para desarme com fuga de corrente para proteção contra choques elétricos. O aterramento apropriado é do tipo TN-S, exclusivo para o elevador, afim de atender as normas NM 207:99 e NBR 5410.
Iluminação de emergência na casa de máquinas
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/1.999 - item 8.16
Instalamos fonte de iluminação de emergência automaticamente recarregável na casa de máquinas, sobre as máquinas de tração, a fim de garantir a iluminação desse ambiente em situação de falta de energia, facilitando atuação da equipe técnica em situações de resgate de usuários retidos na cabina.
Protetor de polia de tração e do limitador de velocidade
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/1.999 - item 5.9
Evita a exposição dos equipamentos girantes a possíveis acidentes na casa de máquinas.
Pintura de piso e sinalização de casa de máquinas
Norma Técnica ABNT NBR 15597:2010 - item 5.15
A casa de máquinas deve ser um local protegido e agradável à execução dos serviços de manutenção. Por este motivo, a Conservisul oferece um padrão de pintura, destacado conforme as normas vigentes, sendo o piso pintado com tinta na cor cinza e os materiais girantes pintados em amarelo. Atende também à Norma Regulamentadora NR-12.
Caixa de Corrida
Iluminação da caixa de corrida
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/1.999 - item 5.9
A caixa de corrida deve ser provida com iluminação elétrica de instalação permanente, garantindo visibilidade adequada dentro da caixa e facilitando a ação dos técnicos nas manutenções.
Cabina
Caixa de inspeção sobre a cabina com botão STOP tipo soco
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/1.999 - item 8.3
Durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo um instrumento que lhe confere total controle do equipamento para realizar as manobras do elevador pelo poço, e ajuda-o a trabalhar com mais segurança.
Sistema de iluminação de emergência e alarme de cabina
Norma Técnica ABNT NBR 15597/2010 - item 5.8.8.2
Este sistema garante que ninguém fique no escuro dentro da cabina do elevador, pois em caso de falta de energia, a iluminação será mantida por mais de uma hora e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirenes no topo da cabina, informando a posição do elevador, alertando pessoal do prédio.
Guarda Corpo ou Balaustrada sobre a cabina
Norma Técnica ABNT NBR 15597/2010 - item 5.8.6
Instalada na parte superior da cabina do elevador, ela é utilizada para a prevenção de acidentes, limitando a área de trabalho e evitando quedas durante as inspeções e manutenções.
Protetor de soleira (Cornija)
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/1.999 - item 8.4.1
Instalada abaixo da soleira de cabina, é utilizada para auxiliar a saída de usuários em uma suposta paralisação do elevador em que esteja fora de nivelamento, bloqueando o “vão” que fica entre o pavimento e a cabina. Deve possuir no mínimo 0,75 m de comprimento.
Barreira eletrônica (Em portas automáticas)
Norma Técnica ABNT NBR 15597/2010 - item 5.7.6
Trata-se de um sensor que, ao identificar uma obstrução em seu leque de ação no vão da porta do elevador, como a mão do usuário, impede seu fechamento (ou reverte o fechamento em abertura caso o movimento tenha sido iniciado) mantendo a porta aberta até que a interrupção seja encerrada, evitando acidentes.
Pavimentos
Fechos eletromecânicos de portas de pavimento do tipo eixo vertical
Norma Técnica ABNT NBR 15597/2010 - item 5.7.7
Garante o fechamento seguro das portas de pavimento do tipo eixo vertical, evitando a abertura sem o elevador estar estacionado no andar. Fechos eletromecânicos mais antigos possuem sistema de fechamento mais frágil que em determinadas situações podem ceder à aplicação de força no sentido de abertura da porta. Os fechos novos também evitam falhas de funcionamento no elevador por conta de problemas nos contatos, o que ocorre nos fechos eletromecânicos antigos.
Dispositivo de destravamento adequado nas portas de pavimento eixo vertical (ilhós)
Norma Técnica ABNT NBR 15597/2010 - item 5.7.8.1
Este componente tem por função evitar que pessoas não autorizadas acessem a caixa de corrida do elevador. As portas de pavimento devem ter dispositivo de destravamento apropriado, que atenda a norma, com acesso por chave especial diferente das encontradas em lojas e que permita o acionamento das portas de pavimento do elevador somente aos profissionais capacitados, que estejam com a chave adequada.
Caixa de bombeiro no pavimento principal
Norma Técnica ABNT NBR 15597/2010 - item 5.4
Sistema de operação de emergência no caso de incêndio, a ser instalado no andar principal do edifício. Após acionamento, realiza viagem automática até o andar de saída do edifício (geralmente o térreo), abre as portas e permanece estacionado à disposição dos bombeiros.
Poço
Escada para acesso ao poço
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/99 - item 5.7.2.2
Permite aos técnicos o acesso seguro ao poço quando realizado pela porta de pavimento do elevador no último nível inferior.
Caixa de fundo de poço - Chave PAP
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/99 - item 5.7.2.4
Localizada no poço do elevador, possui tomada, pendente com lâmpada para iluminação localizada e botão STOP tipo soco para uso dos técnicos. Tem por finalidade proporcionar condições seguras de trabalho durante os serviços de manutenção e de emergência.
Coletores de óleo para guias
Norma Técnica ABNT NBR NM 207/99
As guias das cabinas são lubrificadas com óleo nas manutenções preventivas, fazendo necessária a instalação dos coletores de óleo nas bases das guias no poço, para que após a lubrificação o técnico possa coletar o óleo acumulado no recipiente, evitando a sujeira de óleo no fundo do poço.