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Situações de Emergência

 

Em caso de passageiro retido no interior da cabina

 

Ficar retido no interior do elevador pode ser uma situação de grande desconforto, mas é importante salientar que em equipamentos que contam com manutenção regular e efetiva não há motivo para receio ou medo.

 

Além da falta de energia elétrica, um elevador pode parar ao detectar uma falha em seus comandos ou na sequência lógica de operação, evitando dessa forma que a irregularidade detectada provoque problemas mais sérios.

 

Algumas paralisações acontecem por uso incorreto do elevador. Esses casos são mais comuns em edifícios com muitas crianças, como em prédios residenciais e escolas.

 

É importante alertar crianças e adolescentes que praticar o ato de “pular” no interior da cabina do elevador causa uma situação de risco. Além de paralisar o equipamento, também poderá danificar importantes componentes do sistema de segurança.

 

O resgate de passageiros presos por pessoas “não habilitadas” pode colocar em risco a própria segurança dos passageiros.

 

Para evitar a abertura das portas dos elevadores por pessoas leigas, a CONSERVISUL recomenda a utilização de ferramentas específicas para essa finalidade, como a “chave para abertura de porta de pavimento” (também denominada chave de emergência).

 

Essa chave pode ser entregue ao condomínio ( nas cidades onde tal entrega não seja proibida por Lei) e deve ser utilizada apenas pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou Técnicos de Manutenção da empresa contratada para realizar os serviços de manutenção.

 

Por isso, o condomínio é responsável pelo uso , guarda e conservação da chave de emergência , devendo guardá-la em local seguro e não acessível ao público.

 

É importante orientar usuários, porteiros e zeladores sobre a forma correta de proceder nas situações de resgate de passageiros retidos no interior da cabina!

 

Orientações aos usuários:

 

Ao se deparar com a situação de ficar retido no interior da cabina, procure comunicar-se imediatamente com a portaria através do intercomunicador (interfone) ou acionando o botão de alarme.

 

Verificar se quem atendeu o interfone tem em mãos o telefone da empresa contratada.

 

Se não tiver, informe o número do telefone que está na “plaquinha” dentro da Cabina.

 

Se outras pessoas estiverem nervosas, procure acalmá-las informando que não há perigo de falta de ar , que o elevador não irá cair e que o interior da Cabina é um lugar muito seguro.

 

Procure acomodar-se da forma mais confortável possível e aguarde a chegada de pessoa habilitada para realizar o resgate.

 

Orientações aos Porteiros e Zeladores:

 

Em primeiro lugar, fale com os passageiros que estão dentro da Cabina que fiquem calmos , pois a empresa de conservação está a caminho;

 

No caso de RESGATE DE PASSAGEIROS, jamais proceder:

-> Abertura da porta de pavimento e cabina em caso de grandes desníveis.

-> Resgate do passageiro pela saída de emergência (pelo teto da cabina).

-> Nivelamento da cabina através do Freio da Máquina.

Ligar o mais rápido possível para a empresa de conservação avisando que há passageiros retidos no interior da Cabina;

 

Ao realizar o chamado para a empresa de conservação, evite relatar que passageiros estão “presos” se isso NÃO for verdadeiro.

Com essa atitude os técnicos deixarão de atender com mais rapidez chamados em que os passageiros realmente devam ser resgatados.

Mantenha contato verbal com os passageiros, procurando acalmá-los;

Não abra a porta de pavimento;

Avise que a Cabina não irá cair e não faltará ar no interior da mesma;

Descubra em que pavimento o elevador parou. Essa informação facilitará o resgate quando o técnico chegar;

Após o resgate verifique se todos estão bem. Explique ( quando a situação não foi causada por falta de luz ) que a paralisação evita que algo mais sério aconteça envolvendo a segurança operacional do elevador.

 

Em caso de incêndio

 

Comunique imediatamente o Corpo de Bombeiros e a empresa de conservação;

 

Acione a chave OEI ( Operação de Emergência em caso de Incêndio), caso exista , ou estacione os elevadores no pavimento térreo ou no pavimento mais conveniente e desligue-os;

 

Na chegada do Corpo de Bombeiros, informe o ocorrido e deixe somente os bombeiros operarem os elevadores caso julguem necessário.

 

NOTA:

 

O E I – Operação de Emergência em caso de Incêndio

 

O dispositivo OEI consiste de uma chave instalada no pavimento principal , na portaria ou sala de segurança.

 

Ao ser acionada a chave, modifica o funcionamento dos elevadores, enviando mais rápido possível para o pavimento pré-determinado (estação), sem atender nenhuma chamada .

 

Os elevadores que estiverem DESCENDO, prosseguirão até a “estação”, e os que estiverem SUBINDO, farão paradas normais no próximo andar, sem abrir portas, em seguida inverterão a direção indo diretamente para a “estação”, sem atender nenhuma parada intermediária.

 

Ao chegar na “estação”, as portas abrirão automaticamente.

 

Ao realizar o chamado para a empresa de conservação, evite relatar que passageiros estão “presos” se isso NÃO for veradeiro .

 

Com essa atitude os técnicos deixarão de atender com mais rapidez chamados em que os passageiros realmente devam ser resgatados.

 

 
 

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